Rinoplastia é a técnica cirúrgica realizada na estrutura nasal com a finalidades estética ou funcional do nariz, ou seja melhorar a harmonia facial ou a respiração do indivíduo.
Adultos com obstrução nasal provocadas por rinites, alérgicas ou não , ou sinusites tentem fazer uso abusivo de descongestionantes tópicos e criar dependência do medicamento em decorrência da vasoconstrição que essas drogas provocam.
Dentre as principais correções estéticas do nariz estão a diminuição da giba óssea ou calo do nariz, refinamento da ponta nasal, diminuição do nariz através de retirada de cartilagens, diminuição do nariz através de raspagem, estreitamento e alinhamento do nariz através da fratura do osso nasal, rotação do nariz melhorando o ângulo nasal e o estreitamento da base nasal.
Hoje em dia entende-se que a rinoplastia não se resume a redução das dimensões nasais, mas sim está associada também ao remodelamento da anatomia nasal através do reposicionamento das cartilagens do próprio nariz como o septo ou utilização de outros enxertos como das orelhas ou costelas.
Existem duas vias de abordagem cirúrgica, a rinoplastia aberta, onde é realizada uma incisão na columela (ponte entre as duas narinas na base do nariz) pela qual pode acessar todo o dorso e ponta nasal. É a via mais indicada em procedimentos complexos e com necessidade de tratamento em todas regiões do nariz, é a mais praticada hoje quando se pensa em remodelação estrutural do nariz , e a cicatriz fica discreta e quase imperceptível. A outra via é a rinoplastia fechada , nessa as incisões são todas realizadas internas na narina, a vantagem é de não deixar cicatrizes, no entanto algumas vezes ela não é suficiente para corrigir todos os defeitos estéticos do nariz.
Preparação: É preciso que o paciente tenha em mente o impacto da mudança visual do procedimento e que não adianta levar foto de uma celebridade para o cirurgião copiar ou criar uma expectativa fora da sua realidade. Cada caso é um caso, é preciso examinar o paciente , analisar a face e o nariz como um todo , entender as possibilidades , e decidir em conjunto o que pode ser feito para o seu caso.
Anestesia: Geral.
Técnica: Aberta ou fechada como mencionado acima.
Pós-operatório: A região fica inchada por um mês, o rosto pode ficar roxo com hematoma ou inchado nos primeiros dias se for realizada a fratura nasal estética e é preciso ficar afastado das atividades durante um período. Uso de tala nos primeiros dias e reavaliações periódicas nos primeiros meses.
Resultado: A recuperação é longa e muitas vezes a redução total do inchaço demora meses . A aparência final pode ser percebida de seis meses a um ano após o procedimento.
Como em qualquer cirurgia estética ou funcional a rinoplastia requer cuidados especializados tanto no pré , quanto intra e pós operatórios. É importante procurar um profissional especializado, credenciado e com experiência para a realização do procedimento.
Comments